Goiás, Goiás, Brasil


Lugar escolhido: Goiás.


Como chegar?


Mais conhecida como Goiás Velho, a cidade de Goiás fica a 328 KM de Brasília e a 142 KM de Goiânia. Saindo de Brasília, pegue um ônibus na Rodoviária Interestadual sentido Goiânia. 
O valor é de R$ 50,00 ônibus executivo. De Goiânia, pegue um ônibus sentido Goiás. Valor R$ 31,00. Totalizando: R$ 162,00 ida e volta.
Lembrando que há diversas comunidade no Facebook que oferecem carona BSB - GYN.
A viagem foi tranquila com paisagens típicas da região centro-oeste. 




Hospedagem


Usei o Couchsurfing para tentar hospedagem, pois nada melhor que moradores para te apresentarem as peculiaridades de uma cidadezinha tão pacata. Não obtive êxito. 
O jeito foi recorrer a uma Pousada. O tripadvidor indicou-me várias. Optei pela Pousada do Sol. Preço do quarto single R$ 55,00. 




O café da manhã não é perfeito, mas serve muito bem. Os melhores quartos estão ao fundo. Os quartos da frente sofrem um pouco com o barulho da recepção. 


O que fazer em Goiás Velho?

 
Festas e Festivais
A cidade é conhecida pela Programação Cultural.
Há Folia de Reis, Procissão do Fogaréu, Fica, Semana de Folclore e diversas festas religiosas. 
Passeios Ecológicos
Cachoeira Grande, Cachoeira das Andorinhas
Passeio fotográfico e visita a Museus
Caminhar pelas ruas do centro e seus becos, visitando os museus e igrejas.


O que eu fiz?


Minha visita foi rápida. Eu acabei chegando um pouco tarde em Goiás. Tive certa dificuldade de achar um táxi para a Pousada. Prepare-se com antecedência e arrume o número de um taxista. Os meus apps não funcionaram.
Cheguei à pousada e fui comer um churrasquinho na Praça. Andei um pouco pela Praça e fui dormir;
Acordei cedo pre-pa-ra-da para bater perna pela cidade.
Meu primeiro ponto foi a Casa de Cora Coralina. O Museu custa R$ 6,00. O único problema é que se tiver turmas escolares visitando a cidade, você vai ter que esperar eles sairem para poder entrar. Só que dão váriasssss turmas de uma vez. Tenha paciência e vá conversar com os senhores que vendem água e picolé na frente do Museu. Eles são história viva! Conhecem vários detalhes sobre as festas e sobre a grande enchente de 2001.




Após a visita, segui perâmbulando pela cidade e conheci uns fotógrafos, que ali estavam para dar palestras. Se der sorte, pode encontrar com uns e pegar dicas de fotografia. Eu peguei! :)

Após a visita, segui rumo à Igreja do Rosário do Pretos...




 E ao centro...




E ao Largo da Matriz...




E à Catedral de Sant´Ana




E ao Coreto...




E às ruelas...




E a uma casinha...




E à Praça do Chafariz de Calda...




E, por fim, fui atrás de comer uma pamonha. 




A viagem teve um custo total de: R$ 263,00
(R$ 162,00 + R$ 55,00 hospedagem + Comida R$ 40,00 + Entradas R$ 6,00) 



Um comentário:

  1. Nossa, que cidadezinha mais pacata e charmosa! Adorei as fotografias! Fiquei morrendo de vontade de visitar para tirar minhas próprias fotos. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...